Depois de receber algumas mensagens com pedidos sobre o tema da separação, trouxe mais esse vídeo com algumas importantes reflexões. É e sempre será um momento delicado pra todos , obviamente ninguém quando se casa pensa ou deseja uma separação, porém isso pode acontecer. Nesta situação é preciso cuidar dos pequenos. Conversar muito, acolher muito, como se pudéssemos mandar embora todos os fantasmas que as acompanham , trazendo pensamentos ruins e bem assustadores, afinal não será possível viver com o coração feliz longe do pai ou da mãe.
Alguns pontos são fundamentais: Garantir que a entidade pai e mãe continuarão firmes e presentes na vida das crianças. Manter o que é do mundo adulto no mundo adulto, ou seja, o motivo adulto da separação é importante que se mantenha no mundo adulto. A justificativa a criança receberá de acordo com o que seu sitema de criança dá conta de digerir. É fundamental acolher bastante as crianças nesse momento de muita insegurança e dúvida . Investir toda a nossa energia nessa reconstrução. Crianças que têm seus pais com tranquilidade e qualidade após uma separação, chegam até a dizer que , mesmo não gostando da separação , conseguem perceber um lado que melhorou, a qualidade do encontro com a mãe e com o pai.
Nós somos os adultos e esse processo , quando cuidado pelos adultos e quando focados no bem estar da criança, encontra uma nova maneira que, como já acompanhei, chega a ser surpreendente. Nesse momento de dor, de muita dor é preciso amor, paciência e focar a atenção no que realmente há de precisoso , o que fará com que essa conversa continue pra sempre, nossos filhos preciosos. Que toda a sabedoria invada nossos corações e que seja possível transformar esse momento de dor em amor, que seja possível crescer e melhorar ainda mais em momentos como esse. Gratidão e muito amor:)
Dani