http://filmow.com/black-sabbath-t89727 Videoclipe oficial da música single "Black Sabbath", da banda britânica Black Sabbath, do 1º álbum de estúdio, de mesmo nome.
A música foi inspirada por um filme e uma experiência que o baixista Geezer Butler relatou a Ozzy Osbourne. Geezer pintou seu apartamento em preto fosco, colocou vários crucifixos invertidos e quadros satânicos nas paredes. Ozzy deu a Geezer um livro sobre bruxaria. Ele leu o livro e o colocou sobre uma prateleira antes de ir dormir. Quando acordou, ele afirma ter visto uma grande sombra negra em pé no final de sua cama. A sombra desapareceu e Geezer foi buscar o livro, mas o seu livro havia sumido. Após essa experiência, Geezer escreveu a letra da música.
Vários críticos e grupos religiosos já acusaram a música de "satânica" por sua atmosfera extremamente sombria, além de sua letra, que é confundida como apologia ao demônio. Por ser uma música muito sombria influenciou o estilo Doom Metal.
O principal riff é feito com uma progressão harmônica, incluindo um quinta diminuta. Esse intervalo em particular é frequentemente conhecido como "Diabolus in Musica", pois tem qualidades musicais que são frequentemente utilizados para sugerir conotações satânicas na música ocidental. A canção "Black Sabbath" foi um dos primeiros exemplos do heavy metal para fazer uso desse intervalo, e desde então, o gênero tem feito uso extensivo de Diabolus in Musica. Black Sabbath Black Sabbath: Black Sabbath