Quem quiser conhecer a cidade de Atenas para lá dos locais turísticos pode agora fazer uma visita guiada para ver os sem-abrigo da cidade.
A ideia pode parece estranha, mas são os próprios sem-abrigo da capital grega quem está a promover esta iniciativa. Os guias são, também eles, atuais ou antigos sem-abrigo: “Se a minha experiência influenciar alguém a ajudar ou a dar cuidados a alguém, ou se tocar no coração das pessoas e isso as fizer dar alguma coisa, vou sentir-me satisfeito”, diz Christos Bakoyannis, um dos guias que participam no projeto. Diz Labros Moustakis, outro guia: “Vivo num lar para sem-abrigo. A crise foi como uma estalada na cara, mas não me deitou abaixo. Disse a mim mesmo que tinha de lutar”.
A ideia destes percursos é alertar os visitantes para o problema dos sem-abrigo: “O que reparei foi que estas pessoas têm grandes capacidades e podem fazer coisas importantes, se forem ajudadas”, conta Vicki Pasomenou, uma mulher que participou num destes passeios.
“Rotas Invisíveis” é o nome deste programa, que nasceu pela mão do Shedia, o jornal distribuído e em parte produzido pelos sem-abrigo da Grécia.