Maior feira de imagem do mundo desvenda últimas tecnologias

Views 62

Mais de mil expositores de 51 países participaram na Photokina, a maior feira de imagem do mundo, que se realiza em Colónia.

A edição deste ano celebrou os 175 anos da fotografia, numa altura em que o mercado das máquinas fotográficas clássicas continua a encolher. Os smartphones, com aquela câmara sempre à mão, são a grande tendência, conjugados com uma panóplia de acessórios, desde lentes a sticks para fazer selfies.

Há também mais de 45 mil aplicações que permitem melhorar a qualidade de fotografias e vídeos. “Há aplicações inovadoras a serem lançadas em áreas muito diferentes. Algumas são aplicações para a câmara, que ajudam a tirar as fotos corretamente, ou filtros para editar a imagem ou aplicações de colagem. Pode-se combinar elementos”, afirmou Hans Hartman da Suite 48 Analytics.

A impressão 3D e as câmaras plenóticas estiveram em destaque na Photokina. Utilizam a chamada tecnologia de campo de luz, que permite ajustar o foco depois de a fotografia ter sido tirada.

A máquina fotográfica Lytro Illum custa 1600 euros e oferece a tecnologia de campo de luz. Permite alterar a profundidade de campo e ver tudo a três dimensões.

“Numa câmara plenótica, capturamos todos os dados direcionais sobre como cada raio de luz se projeta em cada parte da cena. E quando temos dados valiosos como estes e os combinamos com os poderosos algoritmos de computação, podemos fazer todas estas coisas fantásticas”, sublinhou o CEO da Lytro, Jason Rosenthal.

As câmaras de ação, utilizadas para registar práticas desportivas, chamaram as atenções dos visitantes com uma zona de testes.

Os expositores apresentaram as tecnologias mais avançadas, como o quadricóptero DJI Phantom 2 Vision Plus, que recolhe as imagens no ar e depois transfere-as para o smartphone.

Sempre focada na ação e no movimento, a GoPro tem agora uma câmara destinada a gravar o mundo, desde a perspetiva de um cão.

A pequena Polaroid Cube é fácil de transportar. Grava vídeos em HD e tem uma lente olho de peixe.

Os Moverio BT-200 vêm equipados com tecnologia que permite tirar o máximo partido das aplicações de Realidade Aumentada ou ver conteúdo HD e 3D em casa ou fora de casa.

“Estes são produtos que permitem uma comunicação permanente de imagens, como nos óculos inteligentes ou relógios inteligentes. Ainda está a evoluir, mas a ideia básica por trás disto é que o consumidor pode comunicar 24 horas por dia com imagens. Sejam imagens em movimento ou estáticas, é um interface permanente”, realçou Christian Müller-Rieker da Photoindustrie-Verband

No que respeita à impressão, a feira deixou várias ideias para as selfies e as fotografias de férias. Com a impressora Epson F 7100 Gardinen, ideal para produzir têxteis personalizados, até pode desenhar as suas cortinas. Também já é possível criar um álbum com fotografias e um monitor de vídeo, ou imprimir as fotos como papel de parede.

Share This Video


Download

  
Report form