Pergunta de Fanny, de Paris:
“Desde que foi criada em 2013, a Assembleia de Domingo tornou-se num fenómeno, sobretudo nos países anglo-saxónicos. Na Europa continental, o conceito é também cada vez mais apelativo. Em que consiste esta nova igreja 100% laica?”
Resposta de Sanderson Jones, co-fundador da Assembleia de Domingo:
“A Assembleia de Domingo é uma congregação que celebra a vida. O lema é: ‘Viva melhor, ajude com frequência e sonhe mais’. Fomos apelidados de “igreja ateísta”, mas na verdade somos uma comunidade que integra toda a gente, sem exceções.
Temos pessoas religiosas, mas não falamos sobre Deus. Preferimos dialogar sobre outras coisas nas quais acreditamos. Se quiserem falar sobre Deus, há outros sítios onde podem ir.
Isto começou em Londres, comigo e com a minha amiga Pippa Evans. Hoje em dia, há 28 Assembleias de Domingo em todo o mundo e vai haver mais 35, incluindo Paris, Berlim, Amesterdão e Bruxelas. Aquilo que fazemos é organizar um encontro onde cantamos músicas pop. Depois criamos ligações.
Há pessoas que se dedicam a atividades como grupos de filosofia ou voluntariado. Atualmente dispende-se tanto tempo nas redes sociais, que as pessoas deixaram de se relacionar em carne e osso. Por isso, estamos a tentar criar uma comunidade e ainda estamos a aprender a fazê-lo.”
Se quiser colocar uma questão no Utalk, clique na ligação abaixo