Japão: Vítimas da erupção no Ontake já ultrapassam os 45 mortos

Views 6

O balanço de vítimas da erupção do vulcão do Monte Ontake, no Japão, deverá passar dos 45 mortos depois de mais cadáveres terem sido descobertos pelas equipas de resgate junto ao cume da montanha, numa região que ficou totalmente coberta de cinzas. As autoridades nipónicas ainda não oficializaram o numero total de mortos porque os corpos ainda estão a ser retirados da montanha e só depois de decretado os óbitos por médicos é que será atualizado o balanço oficial.

As buscas chegaram, entretanto, a ser suspensas terça-feira devido ao anunciado risco de novas erupções e à libertação pela montanha de gases tóxicos. As operações de busca foram, contudo, já retomadas esta quarta-feira e conseguiram localizar pelo menos mais 10 cadáveres.

O Japão está habituado a viver sob o perigo de eventuais erupções vulcânicas, mas não havia um caso tão grave como este no Monte Ontake desde 1991, quando 43 pessoas morreram após uma erupção no Monte Unzen.

No último sábado, diversos montanhistas caminhavam pelas encostas do Ontake quando foram surpreendidos pela erupção. Um vídeo amador foi registado por uma dessas pessoas quando tentava descer a montanha à pressa e escapar à chuva de cinzas e rochas provocada pelo vulcão.

Share This Video


Download

  
Report form