O parlamento turco aprovou, esta quinta-feira, por uma larga maioria, a proposta do governo de enviar tropas para o Iraque e Síria para combater o grupo Estado Islâmico.
A moção, que garante a possibilidade de enviar tropas para um país estrangeiro, assim como de permitir o trânsito de forças internacionais por território turco, foi adotada pelos deputados por 298 votos a favor e 98 votos contra.
O mandato de um ano, entra em vigor amanhã, num momento em que as tropas turcas estão estacionadas junto à fronteira com a Síria.
O ministro da Defesa turco tinha, no entanto, afirmado que a autorização não implica uma ação imediata por parte das forças armadas do país.
O presidente turco, Tayyp Recep Erdogan tinha afirmado nos últimos dias que a prioridade do país passa pela criação de zonas tampão no interior da Síria para travar o fluxo de refugiados curdos.
A luz verde do parlamento ocorre num momento em que a coligação militar internacional prossegue os bombardeamentos sobre posições islamitas no Iraque e na Síria, que estão na origem de vários protestos de rua na Turquia.