A realizadora Laura Poitras é uma das duas únicas pessoas que possuem os documentos sobre o programa de vigilância global da NSA, a Agência de Segurança Nacional norte-americana. O seu mais recente documentário retrata o encontro que teve com Edward Snowden.
O antigo consultor da NSA pediu asilo à Rússia e corre o risco de ser preso nos Estados Unidos por ter revelado informação secreta.
Laura Poitras apresentou “Citizenfour” no Festival de Cinema de Nova Iorque.
“É uma continuação do meu olhar sobre o ‘pós-11 de setembro’. Procuro perceber a forma como a vigilância é usada para controlar a população. E como a guerra contra o terrorismo está a regressar aos Estados Unidos”, disse a realizadora.
“Uma das coisas que me satisfaz neste filme é que pela primeira vez as pessoas vão poder ver o Edward Snowden.
Já o conheço há vários anos, ele é responsável e sério. É um visionário. É discreto e brilhante. Tomou uma decisão histórica sozinho sem conselhos de advogados e sem saber as consequências que isso podia ter na sua vida”, disse Ben Wisner, o advogado de Snowden.
O documentário “Citizenfour” estreia esta semana nos Estados Unidos e não tem data anunciada de chegada às salas portuguesas.