Foguete da Nasa Explode em 'Cogumelo de Fogo' 28/10/2014

LancaVideos 2014-10-29

Views 109

O foguete espacial não tripulado da empresa privada americana Orbital Sciences Corporation explodiu nesta terça-feira (28) seis segundos após o lançamento em Virginia, nos Estados Unidos. Ele lançaria a cápsula espacial Cygnus, que fazia parte de uma missão de reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS). De acordo com a Nasa (Agência Espacial Americana), ninguém ficou ferido na explosão. A área está fechada.

O foguete, da altura de um prédio de 14 andares, construído e lançado pela Orbital Sciences, decolou às 20h22 (horário de Brasília, 6h22 horário de Greenwich) da plataforma na Ilha Wallops, na Virgínia, e explodiu.

"Nós perdemos o veículo Orb-3", afirmou o comentarista do Controle da Missão da Nasa, em Houston, após a decolagem. Segundo a CNN, o porta-voz da Nasa Jay Bolden confirmou a falha no lançamento e afirmou que houve danos ao veículo e outros materiais. "Havia materiais significativos e danos ao veículo. O controle da missão vai tentar avaliar o que deu errado."

Segundo o controle da missão, em Houston, não havia veículos perto da área do acidente. No momento, a equipe da Orbital fechou todo o perímetro ao redor da área e realiza a coleta de material para análise, antes de realizar uma coletiva de imprensa para explicar o motivo da explosão do foguete. O controle da missão classificou o incidente como uma "anomalia catastrófica".

A cápsula levaria 2,2 toneladas de equipamentos, material de experimentos e provisões para os seis membros da tripulação da ISS.

Um deles seria sobre a irrigação do cérebro e do coração na ausência de gravidade, e deveria permitir atenuar as dores de cabeça que os astronautas da ISS sentem. Os resultados desta experiência também poderiam contribuir para o tratamento de doenças neurológicas, como o mal de Alzheimer.

Lançamento já tinha sido adiado

O lançamento da cápsula espacial Cygnus estava previsto para segunda-feira (27), mas foi adiado devido a um barco que estava próximo da trajetória que o foguete faria ao ser lançado.

Pouco antes da decolagem desta terça-feira (28), a agência espacial informou que o tempo estava "100% favorável" e não havia "preocupações técnicas com o foguete ou nave espacial".

Share This Video


Download

  
Report form