Ucrânia: Separatistas vencem eleições sem cadernos eleitorais

Views 6

As eleições nas regiões de Donetsk e Lugansk, na Ucrânia, organizadas pelos separatistas pró-russos, foram ganhas pelos… separatistas, resultados parciais e sondagens à boca das urnas assim indicam.

A Rússia anunciou que vai reconhecer o escrutínio. Do outro lado, Kiev diz ser uma farsa que viola os acordos de Minsk, Bruxelas e Washington consideram-nas ilegitimas.

O líder da autoproclamada republica popular de Donetsk já proferiu o discurso de vitória. “Fomos testemunhas de como os cidadãos de Donetsk fizeram a sua escolha livre para a prosperidade e independência”, afirmou Alexander Zakharchenko, que recolheu, segundo sondagens à boca das urnas, 81% dos votos.

Em Lugansk, o triunfo pertencerá a Igor Plotnitsky, o líder da autoproclamada república.

Mesmo não havendo cadernos eleitorais, um representante do parlamento russo qualificou o escrutínio de “profissional” e falou do futuro.

“O mais importante é o cessar-fogo, depois disso podemos discutir se será uma federação ou uma confederação. Se será uma confederação ucraniana ou qualquer outra coisa”, explicou Leonid Slutskiy.

Em Donetsk, já depois dos votos houve música, uma dezena de pessoas fizeram a festa. “Kiev tem que estabelecer uma relação económica, tem que pagar a dívida das pensões, tem que pagar para as crianças, tem que parar com as perseguições políticas, nós temos que nos sentir livres”, afirma uma mulher.

A crise ucraniana está para durar.

Share This Video


Download

  
Report form