Barack Obama assumiu como prioridade encontrar pontos de consenso que permitam à sua administração trabalhar com os republicanos, que passaram a controlar a totalidade do Congresso norte-americano.
O presidente democrata reconheceu a vitória histórica dos republicanos na primeira reação aos resultados das eleições intercalares.
“Podemos encontrar formas para trabalhar juntos em assuntos onde existe um consenso generalizado. Espero ansiosamente que os republicanos apresentem a sua agenda, para oferecer as minhas ideias em áreas onde penso que podemos avançar juntos para responder às necessidades económicas do povo. Continuo a acreditar que somos mais do que simplesmente uma coleção de Estados vermelhos e azuis. Somos os Estados Unidos da América.”
Seis anos depois da chegada triunfal à Casa Branca, Obama enfrenta hoje um Congresso com a mais vasta maioria republicana das últimas décadas. Os seus adversários não só conquistaram o Senado e reforçaram a maioria na Câmara dos Deputados, como elegeram governadores em Estados que estavam há muito anos nas mãos de democratas.