Foi com surpresa que o cristão liberal Klaus Iohannis venceu as eleições presidenciais na Roménia e foi uma multidão entusiasta que celebrou a vitória nas ruas de Bucareste, a capital do país.
O candidato conservador venceu a votação, deste domingo, com mais de 54% dos votos contra cerca de 45% do seu rival, o atual primeiro-ministro, Victor Ponta.
A taxa de participação foi de 64%, um recorde para o país:
“25 anos depois da revolução as pessoas saíram de casa para lutar pelo seu direito de voto”, afirmou Iohannis no seu discurso de vitória.
O grande derrotado, desta noite eleitoral, era o grande favorito à vitória, o chefe do governo social-democrata. Apesar da derrota Victor Ponta não pensa demitir-se:
“Agradeço a todos os romenos que votaram e quero dizer que as pessoas têm sempre razão. Felicito Klaus Iohannis pela vitória. Eu e a minha equipa, enquanto ocuparmos este cargo público, vamos cumprir com as nossas obrigações para com o país.”
Esta reviravolta eleitoral trás novos desafios à Roménia, país onde a corrupção tem vindo a crescer desde os anos noventa.