Em Sydney o momento presta-se ao recolhimento após o drama ocorrido no café Lindt que deixou a Austrália em estado de choque.
Os australianos depositaram centenas de ramos de flores frente ao establecimento onde provavelmente será construído um memorial.
Uma investigação foi aberta para determinar por que razão o homem que tomou 17 pessoas como reféns se encontrava em liberdade visto o seu cadastro criminal.
No momento em que os familiares das duas vítimas mortais tentam fazer o luto há quem acuse as autoridades judicias de negligência e esperam pelas respostas do inquérito em curso.
O pai de do jovem proprietário do café, uma das duas vítimas mortais, recorda o seu gesto de coragem ao tentar desarmar o agressor.
“A nossa dor é momentânea. Eu só tenho uma coisa a dizer, o meu filho tinha um amor imenso, mas a sua coragem foi imensurável.”
Segundo o relato dos reféns o atacante estava inquieto e começou a separar as pessoas em grupos e foi neste instante que Johnson percebeu a urgência de agir. A sua tentativa para neutralizar o agressor armado custou-lhe a vida e precipitou a operação de resgate. Um gesto que terá evitado um banho de sangue.