O número denúncias de violações de mulheres em Nova Deli, na Índia, aumentou 31,6% em 2014. De acordo com dados da polícia da capital do país, nos últimos 12 meses, e até 15 de dezembro, registaram-se 2069 casos de violação. Mais 1571 do que no ano anterior.
Mas a polícia de Nova Deli, já conhecida como a “capital da violação”, garante que o aumento de casos verificado não é sinónimo que a cidade seja mais perigosa para as mulheres. Mostra apenas que há mais denúncias.
Recorde-se que há dois anos uma jovem estudante acabou por morrer depois de ter sido violada por vários homens no interior de um autocarro. Nessa altura, houve uma onda de protestos no país e as autoridades tornaram a lei mais rigorosa.
De qualquer forma, os últimos dados mostra que em todos os dias, só em Nova Deli, 4 mulheres são violadas e em todo o país 92 são vítimas deste crime a cada dia que passa.
Entretanto, o governo indiano criaram uma aplicação para telemóvel que promete ajudar mulheres em perigo: tem uma ligação direta para as autoridades que pode ser ativada em caso de emergência.