DUELO Palmeiras e Corinthians voltam a se enfrentar na casa do Verdão 39 anos depois

Views 2

Palmeiras x Corinthians: Após quase 40 anos, dérbi volta a ser disputado na casa do Verdão

Última vez que o time alviverde recebeu o Timão em sua casa ocorreu em janeiro de 1976

Depois de 39 anos, Palmeiras e Corinthians voltarão a se enfrentar na casa do time alviverde, neste domingo, às 17h (horário de Brasília), no Allianz Parque, a nova arena do Verdão. O último dérbi no antigo Palestra Itália aconteceu em 21 de janeiro de 1976 pelo Torneio Nacional Taça Governador do Estado e terminou empatado por 1 a 1. Tião abriu o placar para o Timão e Nei empatou para o time da casa.

Além desse jogo, Palmeiras e Corinthians se enfrentaram no Palestra Itália outras 39 vezes. O primeiro dérbi da história, inclusive, aconteceu no estádio alviverde no dia 6 de maio de 1917 e terminou com vitória do Verdão por 3 a 0. Os três gols da partida foram marcados por Caetano. No total, foram 21 vitórias alviverdes, 11 alvinegras e oito empates no antigo Parque Antarctica.

Em quase 98 anos de história, o clássico entre os dois grandes clubes mais antigos da capital já aconteceu em 14 locais. Além do Palestra Itália, o Verdão leva vantagem: no Morumbi (39v, 34e, 38d); no Antônio Gomes Martins, em Barretos (1v); na Ponte Grande, que chegou a ser “a casa do Corinthians” na década de 1910 (3v, 1e); no Prudentão, em Presidente Prudente (4v, 3e).

No estádio Chácara da Floresta a vantagem também é do Palmeiras. Em sete jogos, foram três vitórias, dois empates e duas derrotas. No primeiro confronto entre as equipes no local, válido pelo Campeonato Paulista de 1917, o alviverde venceu por 3 a 1. Confira a seguir os dois times desta partida.

Já o Timão tem retrospecto superior na Arena Corinthians, que recebeu o seu primeiro dérbi no Campeonato Brasileiro do ano passado e terminou com vitória alvinegra por 2 a 0, e no Pacaembu (61v, 46e e 45d).

Em outros sete estádios há empate no retrospecto. O Parque São Jorge, já há alguns anos sem jogos oficiais, recebeu 15 dérbis: 5 vitórias pra cada lado, além de cinco empates. Também há igualdade os confrontos na Chácara Flores, no Teixeirão, no Santa Cruz, no Martins Pereira, no Morenão e na Fonte Nova.

Juntando todos os confrontos, o histórico entre Palmeiras e Corinthians é bem equilibrado. As duas equipes já se enfrentaram 346 vezes, com 121 vitórias do Verdão e 120 do Timão. O duelo ainda teve 105 empates.

OS PALCOS MAIS UTILIZADOS

Pacaembu e Morumbi, respectivamente, são os palcos que mais tiveram jogos entre as duas equipes até hoje. A grande maioria dos dérbis disputados em outros locais se deu antes da construção dos dois estádios. A iniciativa aconteceu por conta da grandeza do clássico e da possibilidade de rendas maiores.

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho possuí episódios que jamais serão esquecidos pelos torcedores palmeirenses e corintianos. Vários dérbis importantes foram disputados no local a partir de 1940, quando o complexo esportivo foi inaugurado. Já no torneio de inauguração, aconteceu o primeiro duelo na decisão e o Palestra Itália venceu por 2 a 1.

Palestra Italia 2 x 1 Corinthians
Data: 05.05.1940
Competição: Torneio de Inauguração do Pacaembu

Foi no Pacaembu também, que o Corinthians conquistou o Paulistão de 1954 (ano em que se comemorava o IV Centenário da Fundação de São Paulo) com um empate por 1 a 1 com o arquirrival, que o Palmeiras derrotou o time alvinegro e ficou com o título brasileiro de 1994 e que o Timão se sagrou campeão do Brasileirão de 2011 após empate sem gols com a equipe alviverde.

Já o Morumbi passou a ser palco de muitos dérbis a partir do fim da década de 1960. No primeiro deles, em 1967, deu Palmeiras: 1 a 0. Foi lá também, que o Verdão teve as inesquecíveis vitórias sobre o Corinthians nas Libertadores de 1999 e de 2000. O Timão também teve momentos de alegria no estádio, como ao se sagrar campeão paulista em jogo marcado pelas embaixadinhas de Edílson Capetinha. De 2008 em diante, porém, o estádio do São Paulo não foi mais utilizado para a disputa de dérbis por conta de brigas políticas entre os dirigentes.

http://futebolnaneetweb.blogspot.com.br/

Share This Video


Download

  
Report form