Turquia: Governo detém mais de 1.500 militares após tentativa de golpe de Estado

Views 5

“Uma prenda de Deus para limpar o exército”, foi assim que o presidente turco classificou, esta noite, a tentativa de golpe militar lançada na sexta-feira no país.

Esta manhã, o procurador turco afirma que mais de 1.500 (atualizado às 7h47) militares próximos dos golpistas foram detidos nas últimas horas, quando dezenas se renderam na ponte sobre o Bósforo em Istambul.

Turkish troops who occupied the Istanbul bridge surrender live on TV. pic.twitter.com/sy2tu95m5v— Mahir Zeynalov (@MahirZeynalov) July 16, 2016


A imprensa turca afirma que as forças fiéis ao governo retomaram esta manhã a sede do estado maior do exército, tomada desde ontem pelos golpistas, tendo posto fim ao sequestro do líder do Exército turco.

Cerca de 16 militares golpistas teriam sido mortos durante a operação.

Os confrontos desta noite entre soldados rebeldes e a polícia, fiel ao governo, provocaram pelo menos 60 mortes, entre as quais a do general que supostamente liderou o golpe.

O grupo, chefiado por cerca de 40 altos comandos militares , denominado “Conselho para a Paz na Pátria”, tinha ocupado ontem a televisão pública, exigindo a demissão do presidente antes de declarar um cessar-fogo e impôr a lei marcial no país.

Desde o anúncio, que vários tiroteios e ataques aéreos foram registados em Ancara.

Um helicóptero militar tinha atacado o edifício da Direção de Segurança na capital, antes de dois bombardeamentos atingirem o parlamento e as imediações do palácio presidencial em Ancara.





Em Istambul, as televisões mostram a rendição de dezenas de militares próximos dos golpistas, quando as autoridades falam de várias bolsas de resistência ao longo do país.

As autoridades anunciaram esta manhã ter libertado o chefe do Estado Maior do Exército, o General Hlusi Akar, que tinha sido sequestrado ao início da noite pelos golpistas.

Share This Video


Download

  
Report form