A polícia turca aconselha os residentes de Karkamish a abandonar as suas casas, depois da cidade ter sido atingida por morteiros lançados por militantes do grupo terrorista Estado Islâmico.
As autoridades dão instruções à população através de altifalantes e a retirada está em andamento nalgumas zonas desta cidade fronteiriça com a Síria, onde são visíveis os vestígios do ataque.
A Turquia respondeu ao bombardeamento e prepara uma ofensiva, juntamente com os rebeldes sírios, para recuperar a cidade de Jarablus: “Vamos providenciar todo o tipo de apoio, tanto para a operação que se estende desde Afrin (região no norte da Síria) até ao leste, como para a operação que vai ter início em Jarablus. É algo fundamental para a nossa segurança. É fundamental erradicar as organizações terroristas tendo em vista a estabilidade da região”, adianta o Ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu.
A Turquia pretende erradicar não só o Daesh como também as milícias curdas que controlam alguns pontos do norte da Síria desde a tomada de Jarablus – considerada uma cidade fronteiriça estratégica.