Com Reuters e Das Bild
O diretor da agência federal alemã para migração e refugiados, Frank-Juergen Weise, disse ao jornal alemão Bild, edição de domingo , que a Alemanha podrá vir a ter problemas para integrar mais migrantes se continuam a chegar a um ritmo acelerado.
Chegou à Alemanha cerca de um milhão de migrantes com o objetivo de pedir o estatuto de refugiado em 2015.
Frank-Juergen Weise disse ao Bild am Sontag que se espera um máximo de 300 mil pessoas até ao final de 2016, depois de cerca de 390 mil terem apresentado pedidos de asilo na Alemanha durante os primeiros seis meses do ano.
O ministério federal alemão da Administração Interna (Interior) diz que a maioria dos que chegaram a território alemão em 2015 com o objetivo de pedir o estatuto de refugiado são originárias de países como a Síria e o Iraque, mas também do Afeganistão e de certas regiões africanas.
Para Weise, “a integração vai demorar muito tempo e vai custar muito dinheiro,” ainda que, com as boas perspectivas para a economia alemã, a situação dos que chegam possa melhorar a longo prazo.
Bamf-Chef: »Die Integration wird lange dauern und viel kosten BILD https://t.co/HZHVQh9vqs— Ralf Schuler (drumheadberlin) August 28, 2016
Segundo uma sondagem publicada este mês, pouco mais de metade dos alemães rejeita a política da chanceler Angela Merkel em relação a migrantes e refugiados.
Aumentou, por outro lado, o apoio a grupos anti-imigrantes, muitos dos quais com caráter xenófobo.