O estado de saúde de Shimon Peres está a melhorar, embora o antigo Presidente de Israel se mantenha em situação crítica, revelou esta quarta-feira o diretor do centro médico Shiba, o hospital próximo de Telavive para onde foi levado Shimon Peres após o AVC sofrido terça-feira. A atualização surgiu numa comunicação oficial aos jornalistas, na presença do genro e médico pessoal do antigo chefe de Estado israelita, Rafi Walden.
“Posso dizer que a situação ainda é crítica, mas estável, e que pudemos ver algumas melhorias. De tempos a tempos, o senhor Shimon Peres está consciente, acordado. Estamos a tentar reduzir a sedação para podermos avaliar o estado de súde e isso é um bom sinal”, garantiu Yitzhak Kreiss, o brigadeiro-general antigo responsável médico das Forças de Defesa israelitas (IDF) e nomeado há apenas três meses diretor do centro médico Shiba.
Antes desta comunicação oficial aos jornalistas, alguns membros da família já haviam dado conta de ligeiras melhorias do antigo chefe do Estado hebraico. Foi o caso da neta Mika Almog, que, através do Facebook, revelou ter passado parte da noite ao lado do avô, com a família. “Ele dormiu. Parece confortável, não está a sofrer. Espero que esteja a recuperar a força. O resto é desconhecido para já”, escreveu Mika Almog, acompanhado a mensagem com uma fotografia ao lado do avô.
Shimon Peres tem 93 anos, foi primeiro-ministro em duas ocasiões e Presidente de Israel entre 2007 e 2014. Foi Nobel da Paz em 1994 pelo contributo para o acordo de Oslo entre Israel e a Organizaçao para a Libertação da Palestina (OLP).