As Nações Unidas vão retomar esta quinta-feira a distribuição de ajuda humanitária às povoações sitiadas pelas forças do regime no oeste da Síria.
A representante da Organização Mundial de Saúde afirma que vários camiões deverão distribuir medicamentos, esta manhã, nos arredores de Damasco.
As operações deverão prosseguir até sábado na província de Idlib, junto à fronteira com a Turquia, sem que esteja prevista, para já, a entrega de víveres a Alepo.
O anúncio foi feito dois dias depois de um ataque aéreo ter visado uma caravana humanitária nos arredores da cidade controlada pelos rebeldes, destruíndo mais de uma dezena de camiões e vitimando 31 pessoas, entre civis e membros do Crescente Vermelho sírio.
A Rússia continua a negar qualquer implicação no ataque, mesmo depois de ter divulgado as imagens dos camiões visados, filmadas por um drone russo, pouco antes do bombardeamento.
O retomar das operações humanitárias decorre após o fracasso do novo cessar-fogo no terreno iniciado no dia 12.
Os combates entre rebeldes e forças do regime provocaram mais de uma dezena de mortos na quarta-feira, depois da aviação síria ter bombardeado várias zonas de Alepo e Hama.