Israel prepara-se para receber um grande número de personalidades e líderes mundiais para o funeral, na sexta-feira, do ex-presidente Shimon Peres, que faleceu ontem aos 93 anos.
Barack Obama e Bill Clinton, François Hollande e o Príncipe Carlos de Inglaterra são apenas alguns dos nomes já confirmados para a cerimónia, que terá lugar no cemitério do Monte Herzl, em Jerusalém, numa secção dedicada aos “Grandes Líderes da Nação” hebraica.
Um dos responsáveis pelo desenvolvimento das poderosas forças armadas e das capacidades nucleares de Israel, Peres viria depois a tornar-se num promotor da paz com os palestinianos, que lhe valeu um Prémio Nobel.
Um amigo próximo, Danny Gillerman, diz que “é uma grande perda para Israel e para o mundo”.
Apesar da idade avançada, Peres sempre fez um esforço por se manter ligado à juventude, nomeadamente com uma forte presença nas redes sociais na internet.
O músico israelita Noy Alooshe, que criou um vídeo enérgico para a equipa do ex-presidente, explica que “era possível falar com ele acerca do Facebook ou do YouTube. Foi muito fácil para ele e para a sua equipa abrir uma página no Facebook ou no Instagram, porque ele sempre falou acerca do futuro e da tecnologia. As redes sociais eram algo pelo qual Peres se interessava bastante”.
Peres continuava a recorrer regularmente à internet para espalhar a mensagem pela paz. Em 2012, chegou mesmo a viajar a Sillicon Valley para lançar, em direto, o perfil no Facebook, lado a lado com o fundador da rede social, Mark Zuckerberg.