As autoridades da Saxónia afirmam que o fugitivo detido esta madrugada em Leipzig estaria a preparar um atentado semelhante aos de Bruxelas e de Paris.
O homem de 22 anos, de nacionalidade síria, identificado como Jaber Al-Bakr, beneficiava do estatuto de refugiado, desde a altura da sua entrada no país, no ano passado.
O responsável da brigada criminal da Saxónia, Jörg Michaelis, afirma que o suspeito ter-se-ia inspirado nas ações do grupo Estado Islâmico (EI).
“O comportamento do suspeito indica um possível contexto próximo do grupo Estado Islâmico. Al-Bakr estaria a pesquisar informação na Internet de como fabricar um engenho explosivo – provavelmente um cinto de explosivos – e já tinha adquirido os materiais de base. Temos que assumir que estaria no processo de finalização dos explosivos ou mesmo pronto para entrar em ação”.
Al-Bakr tinha sido detido pela polícia num apartamento no bairro de Paunsdorf, em Leipzig, depois das autoridades terem sido alertadas por outro refugiado sírio.
O suspeito teria sido imobilizado pelo compatriota que o teria identificado depois de lhe ter dado alojamento no domingo.
Al-Bakr era procurado desde sábado depois da polícia ter descoberto material de fabrico de explosivos dentro do seu apartamento.
A imprensa alemã avançava por estes dias que o suspeito teria como objetivo atacar um aeroporto alemão, uma informação que não foi confirmada pelas autoridades.