O que foi o 25 de Novembro de 1975?
O 25 de Novembro de 1975 foi um contra-golpe militar que pôs fim à influência da esquerda radical iniciada em Portugal com o 25 de Abril de 1974.
Após um Verão Quente de disputa entre forças revolucionárias e forças moderadas,pela ocupação do poder do Conselho da Revolução, civis e militares começaram a contar espingardas para um possível confronto armado. Este, tantas vezes anunciado pareceu por fim inevitável, quando, na madrugada de 25 de Novembro de 1975, tropas pára-quedistas ocupam diversas bases aéreas, na expectativa de receber apoio do COPCON. Mas opondo-se-lhes eficazmente um grupo operacional de militares dos Comandos, chefiados pelo então Ten. Cor. Ramalho Eanes, e liderados operacionalmente pelo Coronel Jaime Neves liquidou a revolta substituindo o PREC - Processo Revolucionário em Curso pelo Processo Constitucional em Curso.
O 25 de Novembro de 1975 foi até à data a última confrontação que acorreu entre forças militares Portuguesas.
No decorrer das operações militares morreram nos confrontos no dia 26 de Novembro na Calçada da Ajuda 3 militares, 2 dos Comandos da Amadora o Ten. «CMD» Coimbra e o Furriel «CMD» Pires e ainda um elemento do Regimento da Polícia Militar.
O 25 de Novembro de 1975 foi um marco relevante do maior significado para a história recente do nosso país e da nossa sociedade.