Mahmoud Abbas foi reeleito esta terça-feira presidente do movimento palestiniano Fatah.
No poder desde 2004, Abbas foi reconduzido na liderança do Fatah por mais cinco anos, durante um voto de consenso, na abertura do Congresso do movimento, anunciou Mahmud Abu al-Hija, porta-voz do Fatah. Foi o único candidato, pois Mohammed Dahlane, o seu principal opositor, vive no exílio nos Emirados Árabes Unidos.
“O Fatah vai permanecer o principal movimento palestiniano e o seu crescimento não será travado antes de serem realizados os objetivos de libertação e independência, de um Estado soberano e independente”, disse Abbas aos cerca de 1.400 membros reunidos em Ramallah.
Mahmoud Abbas, que tem 81 anos de idade, dirige a Autoridade Palestiniana e a Organização de Libertação da Palestina (OLP), entidade reconhecida internacionalmente como representante dos palestinianos, desde a morte do líder histórico Yasser Arafat.
As divergências entre a Autoridade Palestiniana, que controla a Cisjordânia, e o movimento Hamas, na Faixa de Gaza, têm impedido a realização de eleições parlamentares nos últimos dez anos.