Extração com microondas pode ser o futuro da produção de petróleo.

TomoNews BR 2016-12-06

Views 27

GRAND JUNCTION, COLORADO — Os especialistas da indústria de petróleo estão desenvolvendo uma tecnologia para aplicar microondas em rocha de xisto, para extrair petróleo.

O xisto betuminoso é encontrado em formações superficiais, que contêm um material orgânico sólido chamado querogênio. O calor elevado pode ajudar a separar o óleo do xisto.

Um feixe de microondas equivalente à energia produzida por 500 fornos de microondas doméstico seria usado para extrair o óleo de xisto.

As microondas agitam a água presa no xisto e a transformam em vapor, que, por sua vez, libera o óleo do xisto. A rocha se tornaria transparente depois que o óleo e a água foram removidos, o que permite que o feixe de microondas penetre ainda mais.

Um único poço de extração de microondas poderia produzir cerca de 800 mil barris de petróleo.

Esta tecnologia também pode ser um método útil de extração de água. O processo produz um barril de água para cada três barris de petróleo.

Tecnologia de extração de microondas poderia potencialmente ter grandes vantagens ambientais, mas seria apenas cerca de 20 por cento mais caro do que métodos convencionais.

Share This Video


Download

  
Report form