Um caminhão entrou na multidão em um mercado de Natal na capital alemã, Berlim, na noite de segunda-feira, matando pelo menos nove pessoas e ferindo várias dezenas, disse a polícia.
Todos os indícios apontam para um ataque deliberado ao mercado. O motorista fugiu do local, mas a polícia alemã refere já ter detido o suspeito. O copiloto do caminhão morreu durante o incidente.
O local fica situado perto da elegante avenida Kurfuerstendamm e ao pé da arruinada igreja memorial Kaiser Wilhelm que foi mantida como uma ruína após a Segunda Guerra Mundial.
Imagens de televisão de Berlim mostraram o camião parado junto a pequenas barracas de madeira que compõem o “Christkindlmarkt”, um dos vários na cidade, nesta época do ano.
O incidente evoca os contornos de um ataque em julho passado, na cidade francesa de Nice. Mohamed Lahouaiej Bouhlel, de origem tunisina, usou um caminhão de 19 toneladas para embater contra as pessoas que se reuniram para observar os fogos comemorativos do dia da Bastilha, matando 86 pessoas.