Mohsen Salehi/euronews: Que tipo de de cooperação ambiental é possível entre o Irão e a Europa? Quais são as consequências para o Irão da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas? O que esperar das eleições presidenciais no Irão, em 2017? Para responder a estas questões, temos conosco Masoumeh Ebtekar, vice-Presidente da República Islâmica do Irão e responsável pelo Departamento do Ambiente. Veio a Bruxelas para negociar com as autoridades europeias sobre questões ambientais. Como pode a Europa ajudar o Irão nesse domínio?
Masoumeh Ebtekar/vice-presidente do Irão: A ecologia é uma problemática global, pelo que todos os Estados são, de algum modo, responsáveis pela situação atual do ambiente. Portanto, todos os países são, de certa forma, obrigados a cooperar, a trabalhar em conjunto para resolver os desafios ambientais.
Mohsen Salehi/euronews: Concretamente, como é que a Europa poderia ajudar o Irão a lidar com a seca no lago Urmia ou a no rio Rio Zayandeh?
Masoumeh Ebtekar/vice-presidente do Irão: Aquilo que é mais importante é a troca de informações e de experiências. Em seguida, temos a cooperação para realizar projetos e para estabelecer mecanismos de gestão em comum. Temos de ser capazes de nos organizarmos para cooperar no âmbito de acordos internacionais, ou regionais, que envolvem os interesses de todos e não apenas os interesses de algumas partes.
Mohsen Salehi/euronews: Durante o período de sanções por causa do programa nucleares, o Irão produzia um tipo de combustível que era conhecido nos país como “combustível petroquímico”. Esse produto era tóxico e considerado cancerígeno. Quantas pessoas morreram na sequência do consumo massivo desse tipo de combustível?
Masoumeh Ebtekar/vice-presidente do Irão: Não tenho um número exato. Ninguém pode dar um número exato em resposta a essa pergunta. Mas certo é que este foi um dano imposto ao Irão, porque as sanções privaram-nos do acesso às tecnologias mais recentes para refinar o nosso petróleo de forma correta.
Biografia: Masoumeh Ebtekar
Nasceu em Teerão, a 21 de setembro de 1960
Ebtekar foi porta-voz dos estudantes que tomaram reféns durante a ocupação da embaixada dos EUA, em 1979
Tem um doutoramento em imunologia
Ebtekar foi a primeira mulher a tornar-se vice-presidente do Irão
Em 2006, foi nomeada um dos sete Campeões da Terra, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente
Mohsen Salehi/euronews: Diz que não tem um número exato. No entanto, numa entrevista à agência de notícias Mehr, após a recente Conferência sobre Alterações Climáticas, em Marraquexe, disse – e cito -, que “o Ministério da Saúde revelou que o número de mortos diminuiu significativamente entre 2012 e 2014”. De que números se trata?
Masoumeh Ebtekar/vice-presidente do Irão: Nos mais variados relatórios, são apresentadas estatísticas com valores aproximados. São estudos que apresentam resultados aproximados e ninguém pode avançar com um número exato.