O Natal volta a ser celebrado no norte do Iraque. Os cristãos das cidades de Qaraqosh e Bashiqa, perto de Mossul realizaram a missa de Natal como já não o faziam há vários anos. E só voltaram a ter o direito a celebrá-lo depois de, nos últimos meses, as forças iraquianas e curdas terem lançado, com sucesso, uma ofensiva para recuperar o controlo da região, que estava nas mãos do autoproclamado Estado Islâmico.
Mas esta ofensiva no norte do Iraque continua. Pelo menos 14 elementos do grupo extremista Estado Islâmico (EI) morreram esta madrugada e oito ficaram feridos em confrontos com as tropas iraquianas a este de Mosul.
O líder das forças iraquianas na frente este, o general Abdelwahab al Saedi disse à agência Efe que os jihadistas lançaram um ataque contra unidades no bairro de Al Zuhur, na metade oriental da cidade…que era o principal bastião do Daesh no Iraque. Os confrontos duraram três horas.
Desde que começou esta ofensiva, lançada a 17 de outubro, mais de 100 mil civis foram obrigados a abandonar as próprias casas.