A Turquia e a Rússia chegaram, esta quarta-feira, a acordo para um cessar-fogo em todo o território da Síria.
A informação foi avançada pela agência turca Anadolu. Segundo a mesma, a trégua está prevista começar à meia-noite, 21h00 em Lisboa.
O acordo alcançado entre os dois países vai ser ainda apresentado às partes envolvidas no conflito, o que pode levantar dúvidas quanto à adesão das forças da oposição.
O entendimento pretende ser uma expansão do cessar-fogo estabelecido em Alepo no início deste mês.
Entretanto, esta quarta-feira, o exército turco disse ter morto mais de 40 militantes do autoproclamado Estado Islâmico e ferido mais de 110 na cidade de al-Bab, no norte da Síria.
Os ataques nesta cidade fazem parte da operação “Escudo do Eufrates” lançada pela Turquia há cerca de quatro meses. O objetivo é eliminar a presença de islamitas sunitas e de curdos das proximidades da fronteira turco-síria.
Na segunda-feira, Ancara pediu o apoio de Washington para esta missão.
Mas, dias depois acusou a coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos, de estar a apoiar “grupos terroristas” na Síria.
Para o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, o apoio de Washington aos grupos curdos que se opõem aos radicais islâmicos acaba por ajudar o Partido dos Trabalhadores do Curdistão, com meios financeiros e material bélico, que, por sua vez, é utilizado em território turco contras as autoridades de Ancara.
Washington já reagiu considerando “ridículas” as acusações do chefe de Estado turco.