MENDOZA, ARGENTINA — Em uma decisão histórica, um chimpanzé na Argentina será libertado de um zoológico depois que um juiz determinou que o macaco é um ser com direitos não-humanos que merecem ser observados.
Cecilia, o chimpanzé anteriormente compartilhava seu recinto com dois companheiros, Charlie e Xuxu.
Seus amigos morreram anos atrás, e desde então, Cecilia ficou sozinha em um imundo habitat de concreto, com apenas um cobertor para se cobrir.
O chimpanzé, agora em seus 30 anos, é uma das atrações mais populares do Zoológico de Mendoza, mas deixada sozinha, sua saúde emocional está em risco há muito tempo.
No passado, o zoológico recebeu uma atenção negativa devido as más condições às quais seus animais foram submetidos, a triste vida e a morte inevitável de Arturo o urso polar em julho é o mais recente caso que comprova.
Quando o diretor de um santuário de macacos no Brasil se deparou com a situação de Cecilia, ele começou uma luta por sua transferência para os seus cuidados.
Dois anos depois, um juiz decidiu fazer exatamente isso, chamando de ilegal o confinamento solitário de Cecilia, afirmando que ela tem o direito de desfrutar sua vida em um habitat mais natural.
Parabéns, Cecilia, você está finalmente livre, do jeito que você nasceu para ser.