Um erro de pilotagem estará na origem do despenhamento de um avião de carga turco, esta segunda-feira, sobre uma aldeia no Quirguistão.
Pelo menos 37 pessoas morreram, entre as quais seis crianças, na sequência da queda do aparelho durante a aterragem, sobre a povoação de Datcha-Souou.
Os quatro pilotos a bordo também faleceram na sequência do incidente.
O número de mortes poderá aumentar, segundo as autoridades locais, que prosseguem as operações para resgatar as vítimas dos escombros.
A queda do avião destruiu 15 casas, danificando mais de 40 edifícios.
Um residente testemunha: “eu estava a dormir de madrugada quando a minha mulher me despertou. Disse-me que tinha visto uma luz muito brilhante e que não sabia de que é que se tratava. Quando saímos de casa vimos chamas e percebemos que se tratava de um avião que se tinha despenhado. Tudo à volta estava irreconhecível”.
O Boeing-747 da companhia ACT Airlines efetuava a ligação entre Hong Kong e Istambul, com escala em Bishkek, quando se despenhou.
As autoridades locais referem igualmente as más condições meteorológicas e o nevoeiro intenso registado no local, que não impediram, no entanto, a aterragem em segurança de 11 aviões, entre os quais o do presidente do país, que regressava de uma visita à China.