É a passagem de testemunho à geração mais nova no Sinn Fein da Irlanda do Norte. Michelle O’Neill, de 40 anos, substitui o histórico Martin McGuiness, antigo responsável do IRA.
O’Neill será a candidata do partido às eleições regionais antecipadas, agendadas para 2 de março, um escrutínio convocado depois da demissão de McGuinness do cargo de vice-primeiro-ministro do governo de coligação com os unionistas do DUP.
O ‘brexit’ será um dos temas da campanha. O’Neill considera que Belfast “não pode permitir” que a saída União Europeia sirva “para minar o Acordo de Paz de Sexta-Feira Santa, as proteções e salvaguardas nele contidas ou o princípio do consentimento”, considerando que a Irlanda do Norte “está a ser forçada a abandonar a União Europeia contra o desejo expresso do povo, que votou para ficar”.
Martin McGuinness, de 66 anos, demitiu-se do cargo de vice-primeiro-ministro no dia 9 de janeiro em protesto contra um escândalo financeiro em torno da gestão de um dossiê sobre energias renováveis por parte do parceiro de coligação.
Sinn Féin names Michelle O’Neill as new leader in Northern Ireland https://t.co/wsyF0wQFoN— Margot McCuaig (@MargotMcCuaig) January 23, 2017