Os incêndios florestais que atingem o Chile há mais de uma semana, fizeram já 11 vítimas mortais. A presidente chilena, Michelle Bachelet, anunciou esta sexta-feira uma série de ajudas para as cerca de três mil pessoas afetadas.
Portugal enviou na sexta-feira para o Chile um grupo de 52 elementos da Força Especial de Bombeiros da Proteção Civil, em resposta ao pedido de assistência internacional apresentado pelas autoridades chilenas.
Estão ativos no país 118 incêndios, que afetam uma superfície superior a 360 mil hectares.
Perú sob chuvas torrenciais
Entretanto, no Perú, as inundações e deslizamentos de terra causados pelas chuvas torrenciais que continuam a atingir o país fizeram já onze vítimas mortais e dezenas de milhares de feridos, anunciaram na sexta-feira as autoridades.
Segundo o Instituto Nacional de Defesa Civil, na região de Arequipa, a cerca de mil quilómetros a sul de Lima, morreram cinco pessoas soterradas pelas avalanches de lama e pedras.
Nesta quinta-feira, um hotel desmoronou e caiu no rio Sicra na região de Lircay, a sudoeste de Lima. No mesmo dia, na região de Arequipa, três pessoas perderam a vida quando o automóvel em que viajavam foi colhido por um deslizamento de terra, acabando por chocar com um camião.