Os líderes dos principais grupos políticos do Parlamento Europeu, em Bruxelas, estão contra o homem que Donald Trump quer nomear embaixador dos Estados Unidos da América para a União Europeia.
Em causa estão as declarações de Ted Malloch, numa entrevista à BBC, onde afirmou acreditar que “o euro pode colapsar no próximo ano, ano e meio” e considerou que o “Brexit” vai resultar no fim da União Europeia, que comparou à antiga União Soviética.
European parliament leaders call on EU to reject Trump’s likely ambassador pick #TedMalloch https://t.co/fGzc7M0tLw— RJ (@NRJ2053) February 2, 2017
Numa carta inédita, enviada à Comissão Europeia e ao Conselho, os líderes de três famílias políticas no Parlamento Europeu – Partido Popular Europeu, Socialistas e Democratas e Liberais – pedem que a escolha do líder americano seja chumbada.
No Twitter, o comissário europeu Vytenis Andriukaitis, responsável pela pasta da Saúde e da Segurança Alimentar, afirmou que as declarações de Ted Malloch “são inadmissíveis”, uma opinião secundada pela eurodeputada Ana Gomes.
Em declarações à Lusa, a portuguesa afirmou que “o embaixador foi designado e ainda tem que passar por uma confirmação no Senado”. Ana Gomes espera que isso não aconteça.
Com: Lusa; AFP