Frank-Walter Steinmeier foi confirmado este domingo, 12 de fevereiro, como novo Presidente da Alemanha. A eleição decorreu numa Assembleia Federal extraordinária realizada em Berlim.
O antigo ministro germânico dos Negócios Estrangeiros foi indicado pela coligação governamental liderada pela chanceler Angela Merkel e não teve grande oposição dos restantes quatro candidatos na corrida ao lugar de chefe de Estado.
A votação decorreu com a presença de todos os 630 membros do Bundestag e um número igual de representantes dos 16 estados da Alemanha, num total de 1260 integrantes, com os representantes regionais a representarem de forma propocional os habitantes de cada estado.
A eleição é feita por voto secreto, sem debate prévio e exige maioria absoluta até uma eventual terceira volta, em que basta maioria simples para garantir o triunfo de um candidato.
Steinmeier, de 61 anos, é um assumido crítico das políticas defendidas pelo novo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e é visto como o rosto da política externa da Alemanha.