NEW DÉLHI, ÍNDIA — Um grupo de cientistas liderados por um professor do MIT espera que uma idéia inovadora possa ajudar a limpar a poluição espessa que assola a capital da Índia.
Os cientistas usarão antigos motores a jato na tentativa de destruir a poluição do ar da atmosfera de Nova Délhi.
Os motores a jato serão levados para uma usina movida a carvão e ligados, voltados para o céu.
Os motores geram uma velocidade de bico igual à velocidade do som, que os pesquisadores acreditam que vai empurrar a poluição atmosférica para fora da atmosfera.
Durante o inverno, Délhi experimenta uma inversão de temperatura, que prende a poluição perto do solo. Mas os cientistas dizem que os motores a jato têm energia suficiente para gerar emissões através desta tampa de ar quente.
Cerca de 60% da energia da Índia é fornecida por usinas a carvão, o que contribui para a terrível poluição do ar nas cidades do país.
Esta poluição está ligada a milhões de casos de asma, doenças respiratórias e milhares de mortes por ano.
O nível de partículas finas nocivas no ar de Délhi no inverno passado atingiu 15 vezes o nível seguro do governo indiano e mais de 90 vezes o nível considerado seguro pela Organização Mundial da Saúde.
Os pesquisadores dizem que um motor a jato pode limpar as emissões de uma usina de 1.000 megawatts.
Os cientistas também dizem que as emissões de combustível dos motores a jato serão insignificantes em comparação com a quantidade de poluição que podem limpar, e estão trabalhando para reduzir a poluição sonora durante a experiência.