Um turista sueco de 27 anos e um turista turco de 39 são as duas vítimas mortais do terramoto que atingiu esta noite as costas da Grécia e da Turquia, provocando quase duas centenas de feridos.
Na Grécia, o abalo fez desmoronar vários edifícios na ilha de Kos, onde as duas vítimas mortais morreram após o desabamento do telhado de um bar. Há pelo menos 120 feridos na ilha, 5 dos quais em estado grave.
O tremor de terra com um epicentro a apenas 10 Km de profundidade, entre as ilhas de Kos e Rodes, foi seguido de um pequeno tsunami.
Uma vaga de 70 cm de altura danificou a zona portuária da ilha de Kos, onde os “ferrys” estão temporariamente impossibilitados de atracar. Cerca de um terço da ilha ficou sem eletricidade.
Nas duas ilhas turísticas do mar Egeu, assim como na estância turca de Bodrum milhares de turistas optaram por passar a noite ao relento após o tremor que durou pouco mais de meio minuto.
Na Turquia, pelo menos 70 pessoas ficaram feridas na zona turística de Bodrum durante as cenas de pânico que se seguiram ao abalo, marcado por mais de uma centena de réplicas.
Trata-se do segundo terramoto superior a 6 de magnitude a atingir a região nas últimas semanas, depois do abalo que deixou centenas de pessoas desalojadas na ilha de Lesbos, em Junho.