As eleições gerais na Alemanha são acompanhadas com grande interesse em toda a Europa. Saber quem vai liderar a maior economia do velho continente é importante…sobretudo para os que mais sofreram com a intransigência financeira da chanceler alemã a nível europeu.
Ilias Zografos, cidadão grego, diz que “parece que Merkel vai continuar no cargo, mas espero que Schulz chegue pelo menos a ministro das finanças para ter equilíbrio. Caso contrário, com Schaeuble como ministro das Finanças, a Grécia terá problemas.” Um pedido de mudança faz também Dominique, um francês de Paris: “quando a Alemanha tem problemas, na Europa esquecemos a regra dos 3%. Mas quando a Alemanha está bem, decide pelos outros países e sabemos qual foi o resultado em Itália, Grécia, Espanha…e também em França. Talvez uma renovação, como aconteceu no nosso país, seja bom para a Europa.
Já o britânico Oliver Lodge lembra que “Merkel tem sido uma boa amiga dos ingleses e será bom para nós se for reeleita. Se não for, vão ser tempos interessantes e muito imprevisíveis”.
A Alemanha vai a votos no próximo dia 24 de Setembro.