O financiamento do muro na fronteira com o México, a expulsão expedida mas segura de menores não acompanhados e mais funcionários para o departamento de imigração – o presidente dos Estados Unidos enviou ao Congresso uma lista de princípios a serem adotados na futura reforma migratória.
O financiamento da construção completa do muro é uma das prioridades, tal como é a agilização do retorno dos menores que entram sozinhos e ilegalmente no país. Na proposta não é especificada uma solução para 800 mil jovens indocumentados que têm evitado a deportação graças ao programa DACA, terminado por Trump no último mês.
A proposta prevê também a expedita expulsão de membros de organizações criminosas.
Face às novas medidas e objetivos, Trump pretende reforçar a máquina de controlo de fronteiras e defende a contratação de 10 mil novos agentes fronteiriços, de mil advogados, de 300 fiscais federais e de 370 juízes. O reforço do financiamento seria feito com o aumento do custos dos vistos, muitos deles atribuídos aos imigrantes com base no mérito.
Propostas que são ponto de partida para a negociação entre republicanos e democratas no congresso. Os republicanos têm vantagem, mas mesmo assim Donald Trump nunca conseguiu uma grande vitória legislativa em mais de 260 dias de governação.