O início de conversações sobre a relação futura entre a União Europeia e o Reino Unido poderá não acontecer em breve.
Após um interregno de algumas semanas, as negociações entre a União Europeia e o Reino Unido são retomadas esta quinta-feira em Bruxelas debaixo de um ambiente de incerteza.
Representantes dos 27 e do Reino Unido vão discutir como negociar a transição que terá início quando o Reino Unido deixar o bloco dentro de 17 meses.
No entanto, permanecem interrogações sobre se Londres vai ou não cumprir as condições definidas anteriormente para a passagem à fase de discussão das relações comerciais.
Por resolver permanecem as questões do pacote financeiro, os direitos dos cidadãos da UE e a questão da fronteira entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte.
A Alemanha, a França e outros países estão pressionar o governo britânico numa altura em que vários setores da economia britânica exigem igualmente clareza antes de tomarem decisões relativas a investimentos futuros.
Os 27 insistem em como a primeira-ministra britânica Theresa May deverá aceitar em princípio a necessidade de pagar os montantes em dívida para com Bruxelas antes da passagem à fase seguinte das negociações.
No mês passado, na sequência da última cimeira europeia, os líderes europeus aceitaram iniciar discussões a nível interino sobre o futuro da relação entre a UE e o Reino Unido