Uma vez mais, os chefes da Fórmula 1 trazem ao debate ideias para inovar os fins de semana de GP. E uma proposta que parece ganhar força agora é a da corrida de classificação para formar o grid no domingo. Mas diferente do que já foi apresentado recentemente, Stefano Domenicali, o comandante da maior das categorias, descartou a ideia de grid invertido. O resultado da prova no estilo sprint já serviria para ordenar as posições de largada.
Ainda, faz parte da oferta estabelecer uma pontuação para essa corrida, além daquela que já distribuída no GP. A Fórmula 1 vai se reunir nesta quinta-feira para discutir as propostas e as ideias de mudanças. Há também o interesse de realizar testes durante a temporada 2021, como forma de entender o que pode realmente funcionar. Para isso, no enquanto, precisa da aprovação da maioria.
A sugestão é a primeira grande investida de Stefano Domenicali, substituto de Chase Carey e novo chefão da F1. A gestão anterior já havia tentado isso tanto em 2019 quanto em 2020, sempre falhando. Um dos motivos é a dificuldade de conseguir a maioria necessária: dos 30 votos, incluindo representantes de equipes, da F1 e da FIA, 28 precisam ser favoráveis para a medida ir adiante. Em outras palavras: caso a Mercedes não tope, basta convencer outras duas parceiras para levar a proposta à lata de lixo.
Diante desse cenário, o GP às 10, com Evelyn Guimarães e Rodrigo Berton, discute as opções e o que mais a Fórmula 1 poderia adotar para melhorar o espetáculo.