7 menores mamíferos do mundo
https://art.tn/view/741/pt/7_menores_mamíferos_do_mundo/
Pequenos mamíferos podem ocupar nichos ecológicos que são inacessíveis a animais maiores, e seus pequenos quadros facilitam a ocultação sem serem detectados, enterrar-se em fendas menores ou subir sobre os galhos mais frágeis.
Eles também são incrivelmente fofos. Aqui está nossa lista de alguns dos menores mamíferos do mundo.
Marmoset pigmeu
Ocasionalmente chamado de “macaco de bolso” porque eles podem caber facilmente no bolso do peito, esses animais adoráveis e curiosos nativos da floresta amazônica são os macacos mais pequenos do mundo. É difícil imaginar um macaco ficando menor; os saguis pigmeus raramente exibem um comprimento maior que cerca de 5,35 polegadas e normalmente pesam 4,2 onças.
Gambá pigmeu
Variando em comprimento entre 2 e 4 polegadas e muitas vezes pesando pouco mais de 0,35 onças, esses mini marsupiais são encontrados pendurados de cabeça para baixo em árvores na Austrália e Nova Guiné.
Esta espécie tem um habitat limitado nas áreas alpinas da Austrália. Estâncias de esqui, construção de estradas e extensos incêndios florestais levaram à destruição do habitat.
Menos doninha
Esta pequena e sábia doninha é a menor espécie da ordem Carnivora, tornando-se o menor verdadeiro carnívoro do mundo. Os machos norte-americanos menos doninha atingem apenas 7 polegadas, e as fêmeas crescem para 5 polegadas. Ele pesa menos de 1,5 onças.
Pode ser difícil imaginar algo tão pequeno sendo um caçador tão astuto, mas a doninha menor é o pior pesadelo de qualquer pequeno roedor que encontra. Eles exibem uma personalidade muito maior e mais feroz do que seu tamanho pequeno poderia sugerir.
Lêmures de rato
Essas criaturas adoráveis são os primatas mais pequenos do mundo, medindo até 11 polegadas de comprimento, incluindo suas caudas. A espécie mais pequena é o lêmure do camundongo da Madame Berthe, que mede apenas cerca de 3,62 polegadas de comprimento e pesa apenas cerca de uma onça.
Esses onívoros do tamanho de softball comem sozinhos e jantam principalmente em “melada”, um subproduto açucarado da digestão de insetos. No entanto, apesar de passar o tempo de forrageamento sozinhos, eles dormem com outros lêmures de rato cerca de metade do tempo.
Morcego de abelha
O morcego de abelha, também conhecido como morcego de nariz de porco de Kitti, é o morcego mais pequeno do mundo e o menor mamífero do mundo com base no tamanho do crânio. Pesando cerca de 0,07 onças (menos de um centavo) e com um comprimento de 1,14 polegadas, é tão pequeno que você pode confundir um com um zangão se ele estivesse zumbindo pela orelha durante a noite.
Infelizmente, seu tamanho delicado também é indicativo de seu status biológico. A IUCN lista o animal como quase ameaçado, e algumas populações enraizadas correm o risco de extinção devido principalmente à atividade humana.
Jerboa pigmeu
Jerboas pigmeus compõem a subfamília de roedores Cardiocraniinae e são os menores roedores do mundo. Seus corpos começam com 1,6 polegadas de comprimento e eles têm caudas de até 3 polegadas de comprimento.
Por seu tamanho, esses minúsculos mamíferos com certeza podem pular. Jerboas têm pernas semelhantes a cangurus que lhes permitem saltar distâncias muito superiores ao comprimento do corpo, uma adaptação que os ajuda a se mover rapidamente sobre os vastos e áridos desertos no norte da África e na Ásia que eles chamam de lar.
Mareu etrusco
Existem muitas minúsculas musaranhas, mas este pipsqueak leva o bolo como o menor. O shrew etrusco é o menor mamífero do mundo em massa. Em média, pesa menos de 0,14 onças e tem um comprimento de corpo de cerca de 1,57 polegadas.
Para um animal tão pequeno, no entanto, ele tem um enorme apetite - normalmente come cerca de duas vezes seu próprio peso corporal todos os dias.