A varíola dos macacos, da qual foram detectados mais de 200 casos na Europa e na América do Norte, é uma doença rara originária da África, que geralmente é curada espontaneamente.
Leia a reportagem: https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2022/05/26/interna_bem_viver,1368061/variola-dos-macacos-sintomas-e-prevencao.shtml
A #varoladosmacacos, ou "ortopoxvirosis simia", é uma doença rara cujo patógeno pode ser transmitido do animal para o homem e vice-versa.
Quando o vírus se propaga para o ser humano, é principalmente a partir de diversos animais selvagens, roedores ou primatas.
A transmissão de um ser humano para outro é pequena, explicou a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Seus sintomas da #varioladomacaco são semelhantes, em menor escala, aos observados em pacientes antigos de varíola: febre, dor de cabeça, dores musculares e dorsais durante os primeiros cinco dias.
Depois, aparecem erupções - no rosto, palmas das mãos e solas dos pés -, lesões, pústulas e finalmente crostas.
Esta doença foi identificada pela primeira vez em humanos em 1970 na República Democrática do Congo, em um menino de 9 anos que vivia em uma região onde a #varíola havia sido erradicada desde 1968.
Desde 1970, foram registrados casos humanos de "ortopoxvirosis simia" em 10 países africanos. No início de 2003, também foram confirmados casos nos Estados Unidos, os primeiros fora do continente africano.
Leia mais no site: https://em.com.br / https://uai.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE!
Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/
Twitter - https://twitter.com/em_com