Uma história real esquecida dos confins do mundo que forjou uma nova forma de pensamento científico.
O documentário conta um episódio pouco conhecido da vida do famoso naturalista britânico Charles Darwin que envolve quatro jovens índios da Terra do Fogo, sequestrados numa disputa com os indígenas pelo capitão do navio de pesquisa HMS Beagle e levados para Inglaterra. Dois anos depois, foram secretamente levados de regresso à sua terra natal para convencer os membros da tribo da superioridade da civilização europeia. A experiência falhou dramaticamente, mas para Darwin a jornada marcou um ponto de viragem na sua vida.
A famosa expedição de 1833 do HMS Beagle, que levou o jovem Charles Darwin para os confins da América do Sul, forjou uma nova forma de pensamento científico. Mas poucos sabem que a ciência e a exploração foram apenas um disfarce para a verdadeira missão: o capitão Fitzroy foi encarregado de devolver quatro índios à sua terra natal. Eles tinham sido submetidos a uma experiência de civilização que correu mal e ameaçava a monarquia com um escândalo sexual.
Uma nova expedição propõem-se traçar a rota histórica do HMS Beagle para revelar esse segredo: a bordo do SY Santa Maria Australis, Michael Robert Fitzroy, descendente direto do famoso capitão, e uma equipa internacional de cientistas, vai reunir os eventos que rodearam a jornada do Beagle, a experiência fracassada do Capitão Fitzroy e a sua influência na teoria revolucionária de Darwin.
Através de arquivos fotográficos, releituras cénicas e documentos históricos da vida dos extintos índios da Terra do Fogo, o documentário conta uma história esquecida dos confins do mundo.