O governo brasileiro confirmou nesta semana que o caso de vaca louca registrado no Pará se trata de uma ocorrência atípica, ou seja, que não há risco para o consumidor de carne bovina. O Ministério da Agricultura tenta agora realizar uma reunião com a China para que as exportações ao país, que foram suspensas pelo Brasil devido a um protocolo sanitário, voltem a acontecer.
Para a CEO da Agrifatto, Lygia Pimentel, a expectativa é que essa retomada dos embarques ocorra em breve. Ao programa Hora H do Agro deste sábado, 4, a expecialista revelou que ao contrário do que aconteceu em 2021, quando o Brasil também registrou um caso atípico de vaca louca, os preços da carne bovina brasileira estão atualmente mais baixos e o maior apetite chinês nas compras de carne após o Ano Novo Lunar sugere que os estoques do produto lá não estão tão altos como no passado.
“Em 2021, o preço da carne por tonelada estava nas máximas. O segundo ponto é que a China vinha comprando bastante e entendemos que o estoque deles estava alto naquela época. Então foi uma ação comercial para segurar nossas exportações. Já a celeridade [de envio dos documentos comprovando o caso atípico de vaca louca] foi mais ou menos parecida”, relembra.
A empresa revela ainda que países como Rússia, Malásia e Indonésia também suspenderam as compras de carne do Brasil. Entenda os efeitos nos preços ao pecuarista e consumidor final!
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Baixe o AppNews Jovem Pan na Google Play
https://bit.ly/2KRm8OJ
Baixe o AppNews Jovem Pan na App Store
https://apple.co/3rSwBdh
Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews
Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/
Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews
Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews
Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/
#JovemPan