A reforma da previdência aprovada pelo governo do presidente Emmanuel Macron tem causado protestos de grande escala, convocados por sindicatos, na França. Cerca de 1 milhão de pessoas foram às ruas em diversas cidades do país nesta quinta-feira, 23, segundo balanço do governo. Já são 9 dias seguidos de turbulência social na França.
As manifestações vêm se concentrando no centro de Paris e, em sua maioria, sem violência. No entanto, não são poucos os registros de grupos promovendo quebra-quebra durante os atos. Alguns registros mostram confrontos entre a tropa de choque e militantes. Na noite desta quinta-feira, o prédio da prefeitura de Bordeaux também foi depredado e chegou a ser incendiado.
A população está insatisfeita com a decisão de Macron de aumentar a idade da aposentadoria de 62 para 64 anos. O descontentamento aumentou quando o presidente autorizou, na semana passada, o uso de um artigo da Constituição para aprovar a reforma sem votação prévia na Assembleia Nacional, equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil.
Acompanhe as principais notícias do Brasil e do mundo no Terra ▸ https://www.terra.com.br
-------------
Siga o Terra nas redes sociais
Facebook▸ https://www.facebook.com/terrabrasil
Instagram ▸ http://instagram.com/terrabrasil
Twitter ▸ https://twitter.com/terra
TikTok ▸ https://www.tiktok.com/@terrabrasil
Pinterest ▸ https://br.pinterest.com/terrabrasil