Após acompanhar a cerimônia de coroação do rei Charles III em Londres, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, durante entrevista coletiva, a prisão do jornalista australiano Julian Assange. Fundador da plataforma WikiLeaks, ele está detido em uma penitenciária inglesa desde 2019.
Leia mais: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/05/06/interna_politica,1490535/lula-critica-manutencao-de-prisao-de-julian-assange-e-uma-vergonha.shtml
"É uma vergonha que um jornalista que denunciou as falcatruas de um Estado contra os outros esteja preso, condenado a morrer na cadeia, e a gente não fazer nada para libertar. O cara não denunciou nada vulgar. O cara denunciou que um Estado estava vigiando os outros. E isso virou crime contra o jornalista?", disse o presidente brasileiro.
Assange está preso em uma penitenciária de segurança máxima de Belmarsh desde 2019. Antes disso, ele passou sete anos exilado na embaixada do Equador em Londres. Neste ano, o governo inglês autorizou a extradição do jornalista para os Estados Unidos, onde ele pode ser condenado a 175 anos de prisão por vazamento de registros militares e diplomáticos do país.
Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai
Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas
Twitter - https://twitter.com/em_com
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas
#lula #wikileaks #reinounido #londres