A União Europeia fez críticas nesta segunda-feira à postura do Twitter, que, de acordo com a entidade, teria escolhido o ‘caminho do confronto’ ao deixar o Código de Práticas sobre Desinformação.
A União Europeia criticou nesta segunda-feira a postura do Twitter, que abandonou voluntariamente o código de práticas sobre desinformação.
A comissária europeia da Transparência afirmou que se a plataforma ‘quer operar e ganhar dinheiro no mercado europeu, tem que se ajustar’ à legislação vigente.
SONORA – Vera Jourova, Comissária Europeia para Valores e Transparência:
“Acreditamos que foi um erro do Twitter, que escolheu ‘o pior caminho’. Escolheram o caminho do confronto. Isso foi muito notado na comissão. Sei que o código é voluntário, mas não se engane, ao deixar o código, o Twitter atraiu muita atenção. As ações e conformidades com a lei europeia vão ser vigorosamente e urgentemente analisadas”.
Há duas semanas, o Twitter anunciou a saída do código de boas práticas contra a desinformação na Internet, criado em 2018 e seguido por cerca de 30 empresas digitais, como Facebook, Instagram, Google, Microsoft e TikTok.
Elaborado com a contribuição de vários dos gigantes digitais, o Código inclui cerca de 40 recomendações para estabelecer uma melhor cooperação com os serviços de verificação de informação e prevenir a propagação de notícias falsas.
CRÉDITO: ÉBASTIEN VUAGNAT / AFPTV / EBS / AFP