Milhares de mulheres, vestidas de preto e com velas nas mãos, fizeram uma vigília em frente ao Palácio La Moneda, no Chile, bombardeado durante o golpe militar de Pinochet, há 50 anos. As Chilenas protestaram contra a ditadura e pediram por justiça para as impunidades cometidas durante o período do golpe, além de reivindicarem respostas pelos 1.162 desaparecidos.
Leia mais: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/09/11/interna_politica,1559961/lula-sobre-ditadura-no-chile-dia-de-reafirmarmos-a-democracia.shtml
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta segunda-feira (11/9) que, além de recordar os 50 anos do golpe miliar no Chile, é preciso celebrar a democracia e "repudiar qualquer tentativa de golpe — no Chile, no Brasil, na América do Sul, no mundo".
O dia de hoje marca os 50 anos da morte do presidente deposto Salvador Allende e do ataque ao palácio presidencial do Chile, que foi cercado e atacado pelas Forças Armadas chilenas, usando tanques de guerra. O golpe marcou o início da ditadura do general Augusto Pinochet, uma das mais duras da América Latina.
Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: / @portaluai
Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas
Twitter - https://twitter.com/em_com
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas
#chile #ditadura #lula #mulheres