Míssil de Cruzeiro Ucraniano 'Netuno' Cai na Rússia Praticamente Intacto

Notícia Militar 2024-01-30

Views 40

Míssil de Cruzeiro Ucraniano 'Netuno' Cai na Rússia Praticamente Intacto

O R-360 Neptune dá à Ucrânia um valioso recurso de ataque, mas um que chega à costa da Rússia também pode ser uma vitória para o seu adversário.

Os destroços de um míssil de cruzeiro R-360 Neptune, lançado em solo, desenvolvido pela Ucrânia, foram avistados na costa russa do Mar de Azov. Este parece ser o primeiro vislumbre de uma parte real de um desses mísseis lançado em combate.

As forças ucranianas utilizaram os Neptunes para afundar o cruzador russo da classe Slava, Projeto 1164 da Marinha Russa, Moskva, em 2022, e alegadamente começaram a empregar uma nova versão de ataque terrestre no ano passado.

Um vídeo que supostamente mostra o R-360, capturado em uma praia no Mar de Azov, perto da cidade portuária russa de Taganrog, surgiu hoje cedo nas redes sociais. O canal russo War History Weapons Telegram, que parece ter divulgado o vídeo primeiro, afirma que o míssil foi abatido pelas defesas aéreas russas.

O R-360 ucraniano é derivado do Kh-35 da era soviética e é externamente muito semelhante a esse míssil, que permanece em serviço na Rússia e em outros lugares até hoje. No entanto, os destroços do míssil no vídeo que surgiu hoje mostram claramente que suas barbatanas principais têm uma inclinação escalonada ou "dobrada", característica distintiva do Neptuno. As quatro barbatanas principais do Kh-35 têm uma varredura reta. Os primeiros protótipos do Neptune foram vistos com uma configuração de barbatana mais semelhante à do Kh-35.

No passado, alegava-se que o alcance máximo declarado da versão anti-navio do Neptuno era de cerca de 300 quilômetros. No entanto, um oficial de defesa ucraniano afirmou no ano passado que a versão de ataque terrestre poderia ter um alcance de até 360 quilômetros.

Um alcance de 360 quilômetros certamente colocaria Taganrog e grande parte das áreas circundantes na região de Rostov ao alcance das forças ucranianas posicionadas nos extremos orientais do seu país. A postagem nas redes sociais abaixo mostra a disposição geral das forças ucranianas e russas em 28 de janeiro.



#noticiamilitarbr #NoticiaMilitarBR #noticias #ucrânia #russia #volodymyrzelenskyy #zelensky #noticiadehoje #jornal #jornalismo

Share This Video


Download

  
Report form